0

Como tomar sol sem detonar a pele

sol-areia
Estamos no verão e você já está careca de saber: tomar muito sol não é legal. Além de expor a pele a perigos que mais tarde podem se transformar em um câncer de pele, sol em excesso causa queimaduras na pele, que fica esturricada, seca e descasca em poucos dias. Sem contar a pele enrugada que vem daqui a uns anos (em poucos anos, pode acreditar).
Para saber se você vai conseguir pegar cor sem detonar a pele, faça o teste abaixo e veja se você sabe tudo sobre o sol:
Responda verdadeiro ou falso:
1) Protetor de fator 30 protege o dobro dos de fator 15.
Mentira. Os filtros com FPS 15 oferecem 95% de proteção contra os raios ultravioleta. Os com fator 30 protegem 97%. Ou seja: não é porque você passa um fator 30 que vai poder ficar duas vezes mais no sol que a sua amiga que usa um 15.
2) Mesmo os filtros a prova d’água precisam ser reaplicados depois de um mergulho.
Verdade. Os cremes à prova d’água resistem bem a duas sessões de 20 minutos na água. O suficiente para te proteger enquanto você está no mar ou na piscina. Saiu, tem que repassar.
3) Guarda-sol barra a ação dos raios solares.
Verdade. Se a trama for bem fechada (que não deixa passar luz), o guarda-sol ajuda a barrar a ação direta dos raios. Mas a areia da praia, a água e o concreto da piscina refletem boa parte do sol e acabam queimando a pele.
4) Bronzeador também protege a pele.
Mentira. Os bronzeadores contêm substâncias que deixam a pele ainda mais sensível ao sol. O pouquinho de proteção (normalmente 4) é para dar uma amenizada, mas o efeito continua sendo trágico.
5) Pele queimada fica mais protegida, por isso posso diminuir gradativamente o fator de proteção do meu protetor até eliminá-lo de vez.
Mentira. É verdade que quanto mais melanina houver na pele, mais protegida ela está. Mais isso só significa que você não vai ficar vermelha, pois as suas células continuarão expostas à radiação ultravioleta. Você pode até abaixar um pouco o fator de proteção do bloqueador, mas nunca eliminá-lo de vez.
6) Óculos de sol protegem contra a ação dos raios UVA e UVB
Verdade. Mas desde que as lentes sejam de qualidade. Óculos de camelô não ajudam e ainda atrapalham: dilatam a pupila, deixando o olho ainda mais exposto.
7) Quanto mais sol eu tomar, mais morena eu vou ficar.
Mentira. Cada pessoa tem o seu limite de produção de melanina, Quando o corpo atinge esse ponto, não adianta mais: a sua cor chegou ao máximo. Isso quer dizer que se você não consegue pegar cor, não adianta insistir: sua pele vai ficar vermelha, mas nunca morena.
E aí? Preparadas? Com um pouco de cuidado dá, sim, pra ficar linda e bronzeada. Sem riscos. ;)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Voltar ao Topo da Página